segunda-feira, 11 de julho de 2011

MiniDisc morre em setembro deste ano
















Depois de acabar com toda a produção e venda de aparelhos da linha Walkman da Sony que eram tocavam músicas em fita cassete, quem vai receber um lugar especial no museu da tecnologia de áudio é o formato que a própria Sony criou e não foi tão popular assim no ocidente, o MD e seus tocadores da marca.

















Se você não entende o que é um MiniDisc (ou MD) ou não viveu os anos 90, ele é um formato que a Sony lançou em 1991 com a ideia de passar o som analógico das fitas cassete para um formato digital com qualidade muito superior, muito mesmo. Na verdade, o MD era apenas um CD menor que o convencional que encontramos em qualquer loja de música, só que preso em uma caixinha que lembra o formato de um disquete. Esta caixinha era um grande aliado do formato, já que protegia o disco de arranhões ou sujeiras. Infelizmente, ou felizmente, este formato não vingou no ocidente e ficou popular apenas no Japão e alguns outros países asiáticos. Ele perdeu logo lugar para o CD convencional.

Outro fator que finalizou a morte do formato, foi a popularização do MP3. Se você já olha para o seu velho tocador de CDs da marca, fique tranquilo, pois a Sony vai continuar fabricando este formato, mas os MDs e seus players morrem em setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário