terça-feira, 15 de novembro de 2011

Novos processadores comerciais da AMD têm 16 núcleos.



A AMD acaba de anunciar as novas linhas de processadores Opteron 6200 e 4200, voltados para uso em empresas. Elas serão chamadas de Interlagos e Valencia.

As novas séries de CPUs têm foco na implementação de serviços de computação em nuvem e marcam uma aposta da AMD para subir a um novo patamar industrial, em alta com a consolidação gerada pela virtualização e pelo crescimento de compartilhamentos na nuvem. Os novos Opteron têm 16 núcleos de processamento e deverão gastar metade da energia da consumida pela geração anterior.
As novas linhas são baseadas na arquitetura “Bulldozer”, com núcleos com frequência de 1,6 GHz a 2,6 GHz. O preço dos modelos de cada série podem variar entre 500 dólares e 1.000 dólares.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Rumo a Campus Party Brasil 2012

Saudações

Nesta semana estamos fazendo os primeiros preparativos para a ida a Campus Party Brasil 2012, um dos maiores eventos de informática do planeta.

Ao todo seremos 22 integrantes, entre professores e alunos.

É o CEDUP TIMBÓ pela terceira vez consecutiva aparecendo em um cenário internacional.

Algumas fotos podem ser vistas no blog: CPCEDUPTIMBÓ

#CPBR3 - 2010

Até mais

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Brasileiros levam três medalhas de ouro em competição internacional de robôs




A equipe RioBotz, formada por alunos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), conquistou três medalhas de ouro nas quatro categorias de mais prestígio da ComBots Cup Robot ComBat Championship, que ocorreu no final de outubro em San Mateo, na Califórnia.

O time levou sua série de robôs Touro, um para cada categoria do torneio. O peso-pena Touro Feather  foi um dos vencedores após derrotar o oponente americano com um cilindro que roda a 8 mil rotações por minuto e joga o adversário para o alto.


Cada luta dura três minutos e acaba se um robô for jogado para fora da arena ou parar de funcionar. Caso ambos os competidores “sobrevivam” no final do tempo, os juízes avaliam o desempenho de cada um por pontos, levando em conta fatores como o dano e a agressividade das máquinas, comandadas por controle remoto.

Uma das atrações do evento era a dobradinha entre duas máquinas da RioBotz. Mas a equipe resolveu abrir mão da batalha e dar a vitória a uma delas, para poupar o robô, como explica Marco Antonio Meggiolaro, professor do CTC/PUC-Rio e coordenador da equipe. De qualquer forma, o saldo foi positivo. "Tivemos uma participação maravilhosa este ano”, avalia.

A RioBotz, formada há pouco mais de oito anos, coleciona mais de 50 títulos, tanto nacionais quanto internacionais. A equipe agora se prepara para próxima competição da Robogames, que acontece em Tóquio, no Japão, em 2012.


http://adrenaline.uol.com.br/tecnologia/noticias/10353/brasileiros-levam-tres-medalhas-de-ouro-em-competicao-internacional-de-robos.html