terça-feira, 27 de setembro de 2011

Sistema Solar pode ter perdido um planeta

São Paulo - O Sistema Solar pode ter perdido um planeta durante a sua formação. Não estamos falando de Plutão, o corpo rebaixado à categoria de planeta-anão, mas sim de um gigante gasoso que teria sido expelido para fora do sistema.

A hipótese foi levantada pelo pesquisador David Nesvorny, do Southwest Research Institute, nos Estados Unidos, ao realizar simulações sobre a formação do nosso sistema. leia mas http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/sistema-solar-pode-ter-perdido-um-planeta-22092011-12.shl

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Televisores inteligentes devem tornar dispensáveis os consoles para jogos

size 590 Samsung Smart Hub Televisores inteligentes devem tornar dispensáveis os consoles para jogos

Lançada no mercado brasileiro em 2009, a TV inteligente- com acesso à internet- ainda está engatinhando no mercado do país e conta com pouco usuários. Contudo, especialistas vislumbram um melhor aproveitamento por parte dos consumidores nos próximos anos, inclusive para rodar jogos e aplicativos com grande qualidade visual.
Os televisores conectados tiveram 700 mil unidades vendidas no país no ano passado. Neste ano, as vendas devem chegar a 2,7 milhões, prevê a Samsung. Porém, tanto a Samsung como a LG calculam que quase metade dos consumidores que possuem esses televisores não usam o acesso à internet. Este comportamento deve-se em grande parte à pouca familiaridade com o produto e à defasagem da internet brasileira.
Outro ponto diz respeito à falta de capacidade das TVs inteligentes em rodar jogos com gráficos de alta qualidade. Mas, os especialistas são otimistas e todos concordam que a TV conectada vai evoluir e assumir um papel cada vez mais importante.
A partir de 2012,  já será  possível a exibição de gráficos 3D em full HD nas TVs inteligentes, sendo possível suportar jogos satisfatoriamente. Os consoles que se cuidem.

http://www.techninja.com.br/noticias/televisores-inteligentes-devem-tornar-dispensaveis-consoles-para-jogos/

Brasil fecha primeiro semestre com 200 mil tablets vendidos

A IDC estima que, nos primeiros seis meses de 2011, o número de tablets vendidos no Brasil dobrou em relação a todo o ano de 2010. No período, foram vendidas aproximadamente 200 mil unidades, número que deve crescer para 450 mil até o final do ano.

Um dos fatores que estimula esse crescimento é a redução nos preços, que deve ficar entre 10% e 15%, conforme o gerente de pesquisas da ICD Brasil, Luciano Crippa. Até o final de 2011, o preço médio desses produtos deve ficar na média de R$1 mil.



Apesar do aumento nas vendas, o número ainda é pequeno quando comparado aos notebooks e smartphones, que no mesmo período atingiram a marca das 3,8 milhões e 3,9 milhões de unidades comercializadas, respectivamente.“Os números mostram que existe demanda significativa para tablets no Brasil, mas o mercado ainda está muito distante dos outros terminais móveis”, afirma Crippa.

A previsão da IDC é que os tablets ultrapassem o primeiro milhão de unidades vendidas até o
final de 2012. A firma ainda estima que, até 2015, a proporção de notebooks vendidos para cada tablet caia dos 19:1 atuais para 4:1.

http://adrenaline.uol.com.br/tecnologia/noticias/9854/brasil-fecha-primeiro-semestre-com-200-mil-tablets-vendidos.html

domingo, 18 de setembro de 2011

Mexa no PC por comandos de voz com as próximas placas-mãe da MSI

É um cartão adicional que insere a função de reconhecimento por voz. (Fonte da imagem: Bright Side of News)

Já começou a IDF 2011, uma conferência destinada a desenvolvedores parceiros da Intel. Junto com o início do evento, as novidades mais interessantes começam a surgir – e um dos produtos da MSI é o que mais despertou a atenção até aqui.

A companhia apresentou em seu estande uma nova função para as placas-mãe da empresa: a possibilidade do comando por voz, permitindo que o usuário realize várias tarefas sem precisar de periféricos como o mouse ou o teclado. A proposta é similar à do Tellme, uma tecnologia que pode aparecer no Windows 8.


terça-feira, 13 de setembro de 2011

Internet pode se tornar mais potente do que cérebro humano

A rede de internet global, somente na "superfície" - a web - , tem mais sites do que o número de neurônios de um cérebro humano. Segundo o fundador da revista Wired, Kevin Kelly, há pelo menos um trilhão de webpages no mundo, enquanto um homem possui, em média, 100 bilhões de neurônios.

Leia mais em:

http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5346488-EI12884,00-Internet+pode+se+tornar+mais+potente+do+que+cerebro+humano.html

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Tecnologia inteligente ao serviço da limpeza urbana


Wisewaste distinguida com Prémio Nacional de Inovação Ambiental 2011

2011-06-21
Por Marlene Moura
Luís Gouveia, Fernando Oliveira e Rui Gama.
Luís Gouveia, Fernando Oliveira e Rui Gama.
A acumulação de resíduos sólidos ("lixo") é uma responsabilidade exclusiva do ser humano. O excesso exigiu que surgissem organismos que fizessem uma recolha diária e, com isto, foram consequentemente surgindo outras soluções, como a sugestão de uma separação organizada para a possível reutilização, de forma a reduzir a necessidade de extracção de matérias-primas directamente da natureza.

A cada nova solução implementada, com o tempo, a demanda torna-se mais exigente e surgem outras necessidades – a redução de custos, tempo e energia é sempre bem-vinda. Foi neste contexto, que a SOMA – empresa do grupo Auto Sueco que se dedica, desde 1983, à fabricação de equipamentos dirigidos à limpeza urbana e ambiente – desenvolveu um sistema de gestão operacional que visa a monitorização remota do nível de enchimento de contentores de resíduos sólidos.
O Wisewaste já foi reconhecido a nível nacional e internacional, acumulando os prémios de inovação tecnológica na Ecofira Innovación 2011, em Valência, e o Nacional de Inovação Ambiental 2011.

Segundo Rui Gama, director executivo da SOMA, explicou em entrevista ao «Ciência H
oje» (CH), “é uma ferramenta que complementa a actividade de recolha de forma eficiente, mas a distinção deve-se essencialmente pelo módulo que controla o nível de enchimento e acaba por permitir às empresas optimizar circuitos estáticos”. A tecnologia ainda não foi implementada, mas já existe um protótipo e uma das primeiras regiões a recebê-lo será possivelmente o Algarve.

Sistema monitoriza nível de enchimento.
Sistema monitoriza nível de enchimento.
“Além de permitir uma elevada economia de combustível e um elevado incremento na qualidade do serviço, garante a inexistência de contentores “a transbordar”, com o consequente impacto visual e de higiene pública”
, acrescentou.

No entanto, o sistema de gestão operacional – a comunicação entre o veículo e a central de monitorização – já está implementado. O módulo apenas está em protótipo e em teste para analisar e “mostrar os ganhos efectivos”, que se traduzem em “rotas dinâmicas evitando deslocações para recolha de contentores pouco cheios; evitar a frequente acumulação de resíduos junto dos contentores e caracterizar a quantidade de resíduos produzidos por localidade”.

O nível de enchimento é medido segundo aquilo que se pretender, por exemplo 75 por cento e a partir daí a rota é mapeada e os veículos só pararão nos pontos que necessitem recolha. “Isso é um ganho astronómico”, sustentou ainda o director executivo da empresa que afiança o projecto (embora colabore com outros parceiros).

O ciclo da operação pode demorar menos tempo e menos viaturas para fazer o mesmo trabalho e inerente a essa operação estará a necessidade de recorrer a menos pessoas e combustível.

Um dos objectivos é reduzir o impacto visual e ambiental.
Um dos objectivos é reduzir o impacto visual e ambiental.
A tecnologia


O dispositivo permite visualizar através de mapas vectoriais ou satélite o nível de enchimento de cada contentor enterrado e qual o seu resíduo. A tecnologia é constituída por uma sonda ligada por cablagem eléctrica a cada contentor. “O servidor define de quanto em quanto tempo se pretende “acordar” o sistema, por via GPRS, enviando a informação para uma central. Aqui, a leitura é referenciada segundo alertas simbólicos, por telemetria”,continuou.

É possível configurar o nível de enchimento que deve motivar uma recolha bem como o tipo de relatórios e fichas de trabalho. Os benefícios são evidentes: optimizar rondas, evitando deslocações para recolha de contentores pouco cheios; evitar a frequente acumulação de resíduos junto dos contentores e caracterizar a quantidade de resíduos produzidos por localidade.

A tecnologia vem complementar o sistema de gestão de frota da Soma, permitindo aos meios afectos, um planeamento dinâmico das recolhas de contentores, de forma a evitar que os veículos se dirijam a pontos que ainda estão longe do seu nível máximo. Permite uma elevada economia de combustível e um elevado incremento na qualidade do serviço, garantindo a inexistência de contentores “a transbordar”, com o consequente impacto visual e garantir a higiene pública.
fonte:  http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=49723&op=all

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

NVIDIA testa tecnologia de transmissão de jogos

























A NVIDIA está atualmente testando uma tecnologia que promete sacudir a indústria dos jogos em um futuro não muito distante.
De acordo com o Bit Tech, a tecnologia permitirá que os usuários transmitam os jogos do PC para outros dispositivos de suas casas.
Em tese, o jogador poderia, por exemplo, começar a jogar um game em seu desktop, depois transferir para um tablet e depois para a TV.
Um suposto representante da NVIDIA informou ao pessoal do Bit Tech que a empresa ainda não tem data para anunciar a tecnologia, mas que em breve dará alguns detalhes sobre a solução em breve.

http://www.adrenaline.com.br/games/noticias/9691/nvidia-testa-tecnologia-de-transmissao-de-jogos.html

Brasil terá centro de nanotecnologia em parceria com a China

nano tec 20110827175814 Brasil terá centro de nanotecnologia em parceria com a China

A cooperação diplomática Brasil-China obteve uma conquista importante na última semana: a criação de um centro binacional de nanotecnologia. O Centro Brasil-China de Nanotecnologia terá como foco o desenvolvimento de dispositivos e processos de uso civil em escala nanométrica.
Com um orçamento inicial de US$ 3 milhões – cerca de R$ 4,8 milhões –, o centro tem como membros a Academia Chinesa de Ciências (do lado chinês), o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) – localizado em Campinas (SP) e que funcionará como centro de operações e sede do órgão binacional –, o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Carbono (INCT-Carbono) – sediado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) –, e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).
Inicialmente, o novo órgão funcionará por meio de uma rede virtual de pesquisadores e intercâmbios entre os dois países.


http://www.techninja.com.br/noticias/brasil-tera-centro-nanotecnologia-parceria-com-china/

Facebook ultapassa Orkut no Brasil



Um longo reinado chegou ao fim: o Orkut, até então a rede social mais popular no Brasil, acaba de perder o trono para o Facebook em número de usuários em território nacional. Conforme a IstoÉ Dinheiro, que cita números ainda não divulgados pelo Ibope Nielsen Online, a rede de Zuckerberg fechou o mês de agosto com 30 milhões de usuários brasileiros.





sábado, 3 de setembro de 2011

Designer da Mozilla revela detalhes do Firefox para tablets


Designer Ian Barlow, da equipe da Mozilla, revelou detalhes sobre o visual do navegador para tablets. Foto: Divulgação
A Mozilla ainda não anunciou quando lançará a versão do navegador Firefox para tablets, mas o designer Ian Barlow, que integra o time de desenvolvedores do programa, postou em seu blog algumas imagens e explicações sobre a novidade. Segundo Barlow, o navegador para tablets é baseado na versão para smartphones, com melhorias graças ao maior espaço disponível para visualização do conteúdo.
Um dos exemplos que o designer dá é o da disposição das abas do navegador. No telefone, a barra foi retirada, mas no tablet ela volta, já que não há mais área para exibir textos e imagens. Com o tablet na horizontal, as abas ficam aparentes sempre, à esquerda, facilitando a alternância com o polegar esquerdo. Com o dispositivo na vertical as abas são dispostas na parte superior, com a intenção de que ocupe menos espaço.
A barra de tarefas, apelidada de Awasomebar ("Maravilhosabarra", em tradução literal), também usa o sistema de abas, reunindo opções de favoritos, páginas abertas, histórico e área de trabalho. Diferente da versão para smartphone, os ícones de navegação estão no lado esquerdo, permitindo mais área para a exibição dos conteúdos, além de navegação facilitada.
O design do Firefox para tablets, segundo Barlow, foi muito inspirado no visual do Android 3.0 - sistema operacional do Google -, mas mantendo-se as características visuais marcantes do navegador da Mozilla.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Toshiba anuncia o Excite, tablet com apenas 7,7 milímetros de espessura

A Toshiba anunciou o AT200 (codinome Excite), tablet com tela de 10.1' e design ultrafino, com apenas 7.7 milímetros de espessura e peso de 558g. Outro recursos incomum em outros modelos é a presença de portas microSD, microUSB e microHDMI no tablet, que vem com processador dual-core de 1.2 GHz e 1GB de RAM. A tela tem resolução de 1280x800, e o aparelho conta com duas câmeras, uma frontal de 2 megapixels e uma traseira de 5 megapixels.


http://www.adrenaline.com.br/tecnologia/noticias/9683/toshiba-anuncia-o-excite-tablet-com-apenas-77-milimetros-de-espessura.html